terça-feira, 12 de julho de 2011

Pasta de grão de bico (Homus)

Ingredientes
1 xícara de grão de bico de boa qualidade
1 limão
sal a gosto
3 colheres de sopa de azeite doce

Modo de Preparo
Deixe o grão de bico em água da noite pro dia para inchar e amolecer mais rápido ( esse é o segredo)
cozinhe o grão de bico com pouca água e um pouco de sal (1colher de chá)
Quando estiver cozido( enfiando o garfo fácil), retire do fogo deixe esfriar e bata no liquidificador com o sumo do limão e aos poucos vá colocando o azeite doce e batendo.
Dica: deixe um pouco de água  do próprio cozimento para ajudar a bater no liquidificador e não precisar colocar água extra, para isso é preciso paciência para bater aos poucos e conservar a textura da pasta, nem mole, nem dura demais.
Tire do liquidificador e coma com pão ou  biscoito substituindo a manteiga. É uma ótima forma de substituição, pois tem ômega 3 e proteína boa do grão . Você também pode usar como tempero de salada de folhas verdes ou substituir a maionese, é uma ótima ideia.

Conserve em vasilhas pequenas na geladeira, como não tem conservante ( só um pouco do limão ) pode azedar rápido, por isso é bom fazer pequenas quantidades.
PRONTO !
Aproveite a dica e se alimente melhor com essa pasta.

Enviado por Cátia Maltez.

Um comentário:

  1. Pessoal, amei o blog de voces! É muito bom conhecer novos blogs em Salvador, principalmente quando sao de excelente qualidade! Parabens! Ja estou seguindo voces!

    Tenho tambem um blog sobre gastronomia, mas nele trago resenhas sobre restaurantes de Salvador.. bem legal! Se puder deem uma passadinha!

    www.mastigandoemsalvador.blogspot.com
    www.catarineheiter.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua mensagem! Em breve ela aparecerá no nosso blog.

Sabores de Família